quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Diários e segredos

Há um diário em cada um de nós. E muitas vezes não precebemos isso. Guardamos os nossos segredos e os segredos daqueles que confiam na gente. Sabemos de coisas que só mesmo um diário, daqueles de menina com cadeado, saberia. Seguimos a vida, e vamos mantendo nossos segredos. Antes tolos e ingênuos (como o nome do bem amado), até coisas mais sérias, constrangedoras, incriminadoras ou, sei lá. Segredos são segredos! E num belo dia como um estalo, tudo aquilo que tinha uma importância tremenda, que era a sete chaves trancado ou mesmo foi abandonado no seu baú de memórias vem à tona. Seja numa discussão com àquele ser em quem se confiava ou mesmo num bate papo descontraído, onde surge a lembrança e o fato já não faz mais sentido ficar guardado. E num repente se percebe quão grande é a necessidade do ser humano em ter segredos que ele e apenas o melhor amigo saibam.
Tinha medo disso. Medo de segredos.
Porque segredo que é segredo não deve ser contado em voz alta, nem para si mesmo. E a menos que a sua intenção seja "ficar na mão de alguém", não conte segredos. Há muita gente confiável no mundo, mas o dia de amanhã é imprevisível. Não escrevo por ter sofrido uma decepção, afinal, os segredos mais profanos eu continuo mantendo a sete chaves, se é que os tenho, acho que guardei tanto que até os esqueci. A lei do retorno é certa e inconstante. Você nunca sabe com que cabeça o seu diário pensante vai acordar depois da volta noturna que o mundo dá. Então repito: Não conte segredos. Não escreva segredos.
Segredos são parte da alma e da história de um ser que somente aquele que o vive/viveu saberá exatamente o contexto a que se enquadra e a emoção a que corresponde. Se for algo que cause dor ou sofrimento, peça a si mesmo para esquecer o fato. Se for algo bom, lembre, relembre, suspire e se possível conte!O mundo precisa de histórias boas pra continuar seu fluxo. Na dúvida se é bom ou ruim, fique com a sensação, mas jamais com o "passo-a-passo".
Amigos, são companheiros de jornada que escolhemos para partilhar emoções, momentos, acontecimentos e aventuras. Não estrague sua amizade com o peso de um grande segredo. Ele pode um dia não suportar carregar sozinho essa responsabilidade e vai dividí-la com outro alguém. E tudo bem se tudo se banalizar de forma tal que com o passar do tempo nada disso faça o menor sentido. Tudo vai depender daquilo que é segredo pra você. Vai depender de que tipo de histórias você alimenta o seu diário. E ainda, que tipo de diário você é para aqueles que confiam em você.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário